HISTORIAL 

O SINAFE - SINDICATO NACIONAL DOS FERROVIÁRIOS DO MOVIMENTO E AFINS foi fundado em 08 de Dezembro de 1981, como Sindicato Nacional dos Ferroviários de Estação e foi constituído tendo por missão e objectivo, representar e defender os trabalhadores, na sua maioria do sector das Estações.

Cinco anos depois, (em 1986), como se verificaram mudanças nas categorias profissionais, em que trabalhadores das Estações concorriam para outras áreas, e como pretendiam manter-se filiados no SINAFE, foram alterados os Estatutos e acrescentado Afins, passando a denominar-se: Sindicato Nacional dos Ferroviários de Estação e Afins.

Em 1991 com uma nova alteração de Estatutos do SINAFE, foi-lhe conferido uma denominação mais universal: Sindicato Nacional dos Ferroviários do Movimento e Afins, mantendo-se assim até ao seu VIII Congresso, realizado no dia 07 de Outubro de 2017.

A partir desta data, e com a fusão das empresas REFER e EP, passou a ter na sua constituição e designação «Empresas Operadoras de Transporte ou de Infraestruturas Rodoferroviárias».

É filiado na UGT, sendo sócio de pleno direito. Tem representantes nos seus órgãos nacionais assim como nas uniões distritais.

 Apesar da reestruturação do sector, o SINAFE permanece em todas as Empresas deste, conforme a sua... DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS 

Criado com o Mozello - o construtor de site mais fácil de usar do mundo.

 . sinafe.mozello.com